Destaque, Rapidinhas

Nova edição da Press Advertising analisa relação de veículos e agências com a opinião pública

A edição 184 da revista PRESS ADVERTISING está nas ruas, trazendo temas relacionados à “opinião pública”.  A Press, em sua matéria de capa, fala sobre a “ditadura do like” – a preocupação cada vez maior em gerar comentários e reações nas redes sociais, e como isso está afetando a produção jornalística atual. Também aborda as relações entre os veículos e as plataformas que divulgam suas notícias, como o Facebook.

Já a matéria central da AD traz a questão do uso de pesquisas de mercado para a realização de campanhas publicitárias. Números, dados e opiniões têm o poder de impulsionar negócios. Mas nem sempre o resultado atinge o objetivo, e a campanha se transforma em perda de tempo, dinheiro e até de reputações.

A entrevista do mês na Press traz o gaúcho Marcos Dvoskin, diretor da revista Pais e Filhos. Dvoskin iniciou sua trajetória profissional na área da mídia em 1971. Ficou 28 anos no Grupo RBS, onde se destacou como diretor de mídia do grupo, foi diretor-geral da Editora Globo. Depois, comprou as revistas do espólio da editora Bloch.Na entrevista, Dvoskin fala sobre sua carreira, o modelo atual de negócios em mídia e os problemas enfrentados pelas famílias modernas.

Na Advertising, o entrevistado é o publicitário baiano André Torretta, que se viu no meio do maior escândalo internacional no mundo da comunicação nos últimos anos. Sua empresa, a Ponte Estratégia, havia fechado uma parceria com a multinacional britânica Cambridge Analytica, que foi recentemente denunciada por ter obtido acesso aos dados de 50 milhões de usuários do Facebook. Na entrevista, Torretta fala sobre o escândalo, o uso de big data na propaganda, marketing político e publicidade voltada para as classes baixas, entre outros temas.

A edição, que comemora os 21 anos da revista, traz várias novidades. A começar pela nova logotipia das revistas, feita pela Esparta Comunicação, que atualizou os logos da Press, Advertising, Press Agrobusiness, Adonline e Jornal da Capital. Os dois primeiros já estampam essa edição 184, os demais estreiam na semana que vem, com o novo Portal PRESS, que vai integrar todos os veículos da Athos Editora num mesmo ambiente digital.

Além disso, essa edição marca a estreia de dois novos colunistas. Na Advertising, a conhecida jornalista Ana Paula Jung passa a comentar as boas noticias do mercado de propaganda de todo o país. A coluna será atualizada, semanalmente, na internet. Já na Press, o estreante é o jornalista e escritor Tibério Vargas, que vai contar um tanto de sua experiência de mais de 40 anos de repórter e professor universitário.

Na seção Grandes Nomes, a Press traz a vida de Assis Chateaubriand, um dos maiores empresários de comunicação da história do Brasil. A Advertising destaca a biografia de John Emory Powers, americano considerado como o primeiro redator publicitário em tempo integral.

Isso tudo e mais as colunas de Alberto Meneghetti, Julio Ribeiro, Mario Rocha e Marcelo Beledeli. Todo o conteúdo da Press poderá ser visualizado em pdf, a partir do dia 24 de abril, no portal www.revistapress.com.br.