Campanha, Destaque, Rapidinhas

“Quem espera, espera”, uma campanha do Unicef

“Quem Espera, Espera” é a nova campanha lançada pelo UNICEF para sensibilizar os brasileiros, especialmente as mulheres e suas famílias, sobre a importância da espera pelo momento certo para o trabalho de parto, independente do tipo de parto a ser realizado.

O elemento central da campanha, criada pela agência mcgarrybowen, é uma série de de filmes que falam sobre o valor desta espera, onde o mais importante é simplesmente respeitar o tempo da evolução do bebê que está dentro da barriga da mãe. Os vídeos, produzidos pela Conspiração Filmes, contam com a participação da atriz Heloísa Périssé, que apoiou a causa.

Através da plataforma digital quemesperaespera.org.br, a iniciativa apresenta conteúdos sobre a importância de esperar pelo trabalho de parto, além das diferentes opções de parto que existem e a desmitificação do nascimento humanizado. As mulheres serão convidadas a enviar seus depoimentos sobre as experiências no parto de seus filhos, dando dicas para ajudar futuras mães a entender melhor, sob os mais diversos ângulos, a importância desta espera. Ainda estará disponível para ser baixado um plano de parto personalizado, de acordo com as preferências de cada grávida.

Toda as peças da campanha, da criação a produção, foram realizadas numa parceria entre a mcgarrybowen, a Conspiração e a Isobar.

Quatro filmes compõem o material audiovisual da campanha: um filme institucional e três episódios informativos. Os filmes foram adaptados para diferentes formatos como cinema, TV, digital e mobiliário urbano. Da mesma forma, a plataforma digital quemesperaespera.org.br, desenvolvida pela Isobar, apresenta conteúdos informativos sobre a importância da espera do trabalho de parto, as diferenças entre as opções de parto, e ajuda a desmitificar o nascimento humanizado. Sempre a partir de sugestões do UNICEF para uma experiência mais humanizada, tanto para mães como bebês. O conteúdo é totalmente baseado em documentos e pesquisas chanceladas pelo UNICEF. O objetivo do site é ser o centro de informações e conteúdos da campanha. A ideia é que as pessoas impactadas se aprofundem sobre o assunto, compartilhando suas experiências. Os conteúdos da campanha ainda serão potencializados em peças impressas e de mobiliário urbano.

Ficha Técnica
Anunciante: Unicef
Campanha: Quem espera, espera
VP de criação: Sophie Schonburg
Head of art: Pedro Zuccolini
Diretor de criação: Sibely Silveira Pillon
Redator: Ana Maria Castelo Branco/ Rodrigo Bergel
Direção de Arte: Lilian Quinaud
Assisente de arte: Carol Gamboa
Dir. de Arte Digital: André Paes
Assistente de arte: Camila Miguel
RTVC: Juliana D’Antino e Livia canto
Art Buyer: Juliana D’Antino e Livia Canto
VP de atendimento: Fernanda Antonelli
Atendimento: Ana Lopes, Camilo Leon
VP de estratégia: Flávia Spinelli
Planejamento: Juliana Laporta
VP de mídia: Paulo Sant’Anna
Mídia: Camilo Leon, Ana Lopes
Aprovado por: Maria Estela Caparelli, Nelson Leoni, Pedro Ivo Alcantara, Gabriel Coaracy, Elisa Meirelles, Letícia Sobreira, Paulo Henrique Alves e Mariana Almeida.
Produtora de imagem: Conspiração Filmes
Diretor do filme: Isabel Nascimento Silva
Diretor de Fotografia: Daniel Venosa e Bernardo Negri
Produtor Executivo: Luciana Mattar e Patrick Petry
Atendimento: Luisa Barbosa, Danielle Makauskas e Olivia Chiesi
Motion Designer: Lilian Doring e Thiago Scalzo
Coordenadora de Pós-Produção: Luiza Waddington
Finalizador: Gabriella Paes Leme
Edtor: Tuco
Produtora de som:  Cabaret
Atendimento:  Ingrid Lopes
Produtor: Cayto Trivellato/Angelo Colasanti
Maestro: Bruno Guanabara
Correção de cor: André Martinez, Rafael Crispim